PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
O Governo Federal, através do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), apoia a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de repetência e evasão. O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, cultura, inclusão digital entre outros e as ações são executadas pela instituição de ensino superior.
Nesse intuito, desde 2009, as bibliotecas do ICEA, em João Monlevade, e do ICSA, em Mariana, tem o Projeto de Inclusão Digital (PID), objetivando democratizar e expandir a inclusão às tecnologias digitais. O projeto busca atender alunos da UFOP, comunidade externa, servidores etc.
No ICEA, são ofertados cursos gratuitos de capacitação nas áreas de informática e tecnologia, nas modalidades a distância e presencial. Os cursos são:
- Excel (básico, intermediário, avançado);
- Manutenção de computadores;
- Power B.I.;
- Modelagem de peças para impressão;
- No primeiro semestre de 2022, foram recebidas 281 inscrições, contando com participação de 95 alunos da UFOP, 184 pessoas externas, 1 professor e 1 servidor.
Já no segundo semestre, houve um aumento na adesão, sendo 211 inscrições (139 alunos da UFOP e 72 pessoas externas), além de terem sido recebidos seis novos computadores. Assim, alcançou-se a meta de tornar as tecnologias mais acessíveis a todos, de forma mais humanizada e igualitária, e atender à demanda social, econômica e educacional de todos os envolvidos.
Em Mariana, no ICSA, o foco está em atender os estudantes que não têm acesso a computadores para a realização de pesquisas e trabalhos. Dentre os objetivos e ações estão:
- Promover o acesso às tecnologias digitais;
- Incentivar o uso de microcomputadores;
- Dinamizar e difundir o acesso à internet;
- Acompanhar os usuários do Projeto auxiliando no uso das ferramentas e nas pesquisas de cunho escolar/acadêmico;
- Desenvolver habilidades e competências associadas à formação da cidadania e não explorada nas grades curriculares dos cursos.
Em 2022, o projeto dispunha de 20 microcomputadores e 562 pessoas foram atendidas, dos cursos de Administração, Economia, Jornalismo, Serviço Social e outros.
Para saber mais sobre o PID, você pode encontrar em contato com as bibliotecas pelos contatos:
ICEA:bibicea.sisbin@ufop.edu.br
ICSA: bibicsa.sisbin@ufop.edu.br
Fontes:
Plano Nacional de Assistência Estudantil
Documentos das bibliotecas do ICEA e ICSA