INSTRUÇÕES PARA PAGAMENTO DE MULTAS

A multa é atribuída aos usuários que devolverem em atraso o(s) material(s) emprestado(s) pelas bibliotecas. Para cada material em atraso, o valor da multa é de R$2,00 por dia (incluindo sábados, domingos e feriados) conforme determina a Portaria Reitoria nº. 643, de 31 de agosto de 2017
Para efetivar o pagamento da multa siga os seguintes passos:
1º) Emitir a guia para pagamento (Guia de Recolhimento da União - GRU)
Acesse Minha UFOP > Biblioteca Digital > Catálogo Online > Acesso Usuário
2º) Clicar em Empréstimos > Débitos > clicar em Gerar GRU
3º) Salvar a GRU em seu computador ou celular (pode ser print da tela)
É necessário salvar a GRU porque o seu número de código de barras deverá ser o mesmo que consta no comprovante do pagamento e os dois deverão ser encaminhados juntos para a biblioteca que consta a multa. Esses códigos serão conferidos pela equipe da biblioteca.
4º) Instruções para realizar o pagamento
- A GRU é paga exclusivamente no Banco do Brasil por aplicativo, caixa eletrônico ou boca do caixa.
- Não serão aceitos comprovantes de agendamento.
A GRU é uma guia do Governo Federal e somente o Banco do Brasil está apto para receber. Caso você não possua conta no Banco do Brasil, o pagamento poderá ser feito por terceiros que sejam clientes do Banco e neste caso é necessário que ele informe o seu CPF (CPF do usuário que tem a multa) quando solicitado no ato do pagamento.
5º) Retirada da multa
A multa é retirada após a biblioteca, em que tenha sido gerada a multa, receber a GRU com o respectivo comprovante de pagamento.
6º) Relação de e-mails para envio da GRU + Comprovante de pagamento
DEGEO/DEMIN – bibdegeogru@ufop.edu.br
ESCOLA DE FARMÁCIA – bibefargru@ufop.edu.br
ESCOLA DE MEDICINA – bibemedgru@ufop.edu.br
ESCOLA DE MINAS – bibemgru@ufop.edu.br
ESCOLA DE NUTRIÇÃO – bibenutgru@ufop.edu.br
ICEA – bibiceagru@ufop.edu.br
ICEB – bibicebgru@ufop.edu.br
ICHS – bibichsgru@ufop.edu.br
ICSA – bibicsagru@ufop.edu.br
IFAC – bibifacgru@ufop.edu.br