MULTAS E ORIENTAÇÃO PARA O PAGAMENTO

Início » Notícias » MULTAS E ORIENTAÇÃO PARA O PAGAMENTO

MULTAS E ORIENTAÇÕES PARA O PAGAMENTO

A multa é atribuída aos usuários que devolverem em atraso o(s) material(s) emprestado(s) pelas bibliotecas. Para cada material em atraso, o valor da multa é de R$2,00 por dia (incluindo sábados, domingos e feriados) conforme determina a Portaria Reitoria nº. 643, de 31 de agosto de 2017

Para efetivar o pagamento da multa siga os seguintes passos:

1º) Emitir a guia para pagamento (Guia de Recolhimento da União - GRU)

Acesse Minha UFOP > Biblioteca Digital > Catálogo Online > Acesso Usuário > CPF e Senha > Empréstimo > Débito > Emitir GRU

2º) Salvar a GRU em seu computador ou celular (pode ser print da tela)

É necessário salvar a GRU porque o seu número de código de barras deverá ser o mesmo que consta no comprovante do pagamento e os dois deverão ser encaminhados juntos para a biblioteca que consta a multa. Esses códigos serão conferidos pela equipe da biblioteca.

3º) Instruções para realizar o pagamento

• A GRU é paga exclusivamente no Banco do Brasil por aplicativo, caixa eletrônico ou boca do caixa.
  • Não serão aceitos comprovantes de agendamento.

A GRU é uma guia do Governo Federal e somente o Banco do Brasil está apto para receber. Caso você não possua conta no Banco do Brasil, o pagamento poderá ser feito por terceiros que sejam clientes do Banco e neste caso é necessário que ele informe o seu CPF (CPF do usuário que tem a multa) quando solicitado no ato do pagamento.

4º Retirada da multa

A multa é retirada após a biblioteca, em que tenha sido gerada a multa, receber  a GRU com o respectivo comprovante de pagamento.

5º Relação de e-mails para envio da GRU +  Comprovante de pagamento

DEGEO/DEMIN – bibdegeogru@ufop.edu.br