Início » História

O Sistema de Bibliotecas e Informação – SISBIN é o órgão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) responsável pela gestão de 12 bibliotecas setoriais.
Por meio de sua estrutura, acervo e serviços, o SISBIN promove o acesso à informação contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da comunidade universitária.

A integração técnica e administrativa das bibliotecas setoriais da UFOP ocorreu com a criação da Coordenadoria de Bibliotecas (COBIB), em 18 de janeiro de 1993. O órgão vinculado à Reitoria teve o seu funcionamento e a sua estrutura alterados, em fevereiro de 1997.

Em maio de 1998, teve início o Projeto de Criação e Informatização do Sistema de Bibliotecas da UFOP. Dois anos depois, o Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto (SISBIN/UFOP) é inaugurado, com a aprovação do Conselho Universitário (CUNI) e lançamento da logomarca.

O SISBIN funcionou nas dependências da Biblioteca da Escola de Minas até 2004. No ano seguinte passou a funcionar no prédio da atual Escola de Direito, Turismo e Museologia.

O Sistema de Bibliotecas e Informação possui unidades nos três campi da UFOP: Biblioteca de Obras Raras da Escola de Minas – BIBORAR (1878); Biblioteca da Escola de Farmácia – BIBEFAR (1889); Biblioteca do Departamento de Geologia e Mineração – BIBDEGEO (1972); Biblioteca da Escola de Nutrição – BBENUT (1979); Biblioteca do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura – BIBIFAC (1979); Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – BBICHS (1981); Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas – BIBICEB (1982); Biblioteca da Escola de Minas – BIBEM (1995); Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – BIBICEA (2002); Biblioteca do Departamento de Música – BIBDEMUS (2006); Biblioteca da Medicina – BIBDEMUS (2007) e Biblioteca do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – BIBICSA (2009).

O SISBIN apoia ainda os projetos de incentivo a leitura Carro-Biblioteca em parceria com a PROEX e o Club de Leitura na BIBENUT, além dos projetos de disseminação da informação Repositório Institucional junto à PROPP, e o Núcleo de Educação Inclusiva (NEI).

Galeria de Imagens:
Logotipo do SISBIN